sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Projeto Philosoffiti

O PROJETO PHILOSOFFITI nasceu do desejo de inserir crianças e adolescentes num projeto artístico que utiliza o graffiti como veículo de inclusão social e geração de renda para comunidades carentes.
Objetivos: Retirar os alunos das ruas e capturar sua atenção através do Graffiti. Gerar cultura visual, artística e filosófica em adolescentes e crianças pelo ensino panorâmico de Arte Moderna e Contemporânea. Incentivar a produção artística por meio das apresentações e exposições. Promover a inclusão digital mediante o uso de computadores onde o programa/conteúdo do curso será ministrado. Favorecer o relacionamento com as disciplinas escolares mediante o uso da apostila com panorama de arte moderna e contemporânea e do exercício contínuo da imaginação.
Missão do Projeto Philosoffiti: Buscamos desenvolver uma consciência cidadã nos alunos por meio das oficinas. Também visamos a geração de renda. A primeira etapa é o estímulo à criatividade, buscando ampliar sua cultura, aperfeiçoar a técnica e definir criticamente sua identidade artística. Depois passamos para a fase de produção, onde montamos exposições com os trabalhos. E uma vez que podem ser vendidos, começamos a solucionar o problema da falta de oportunidade de emprego.
Como é feito o trabalho no Projeto Philosoffiti? Philosoffiti é uma oficina de arte-educação criada para o TRINDALATA, que é um projeto social sem fins lucrativos. Philosoffiti saiu do papel por causa da parceria com a PUMA (em Piratininga), que abriu as suas portas para a realização da oficina. Em agosto iniciaremos a parceria em Piratininga: com o PROJETO SOCIAL MINISTÉRIO ANTIOQUIA ; em setembro iniciaremos com a Associação e Escola Fluminense de Belas Artes - AFBA (São Domingos – Niterói). Em São Gonçalo já temos portas abertas para a realização do projeto em Vista Alegre, Apolo III, FIASG, Pet Itaoca e Pet Vista Alegre. Desta forma, estaremos atingindo cerca de 500 crianças em São Gonçalo e 200 em Niterói, atendendo assim um total de mais de 700 crianças.
Metas Nossa meta para 2008 é estar com um total de 8 oficinas abertas, espalhadas por Niterói e São Gonçalo. Até agora o trabalho tem sido realizado de forma voluntária, quem arca com os custos de transporte, publicidade, apresentações e exposições são os próprios integrantes do Projeto Trindalata, mas pretendemos remunerar os professores e coordenadores através de patrocinadores. Temos conquistado o apoio das associações e da mídia para a divulgação do projeto e realização de eventos. Além dos projetos em campo com oficinas culturais e apresentações, assumimos a missão de levar as obras dos alunos para feiras, exposições e salões de arte. Temos o ousado plano de enviar os trabalhos dos artistas para o exterior, a fim de que o trabalho destes jovens seja reconhecido internacionalmente. Nosso desafio é buscar parceiros no setor privado para nossa sustentabilidade.
O PROJETO PHILOSOFFITI promove cidadania fazendo com que o aluno seja reconhecido como membro da sociedade e reconheça-se como parte integrante dela. Temos ocupado de forma sadia o tempo das crianças e adolescentes atendidos porque estimulamos a continuação da oficina em casa através da pesquisa e experiência com materiais e da produção individual espontânea. Atualmente, atende 10 alunos e deseja ampliar este projeto. A intenção é captar um maior número de crianças e jovens, fazendo com que seus talentos sejam desenvolvidos, valorizados e remunerados.
Contatos: Lya Alves, artista plástica e autora do Projeto (21) 2609-8275 (21)9489-1125 lyamac76@yahoo.com.br http://graffitievangelista.blogspot.com/
Oficina de Graffiti Projeto Philosoffiti Lya Alves 1 – IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO Título: Projeto Philosoffiti Área: Artes Visuais Segmento: Plásticas Modalidade: Oficina
2 – PROPONENTE: Nome: Lya Silveira Alves Fone: (21)2609-8275/(21)9489-1125 Release em anexo.
3 – OBJETIVOS: Objetivo Geral: Através das técnicas do Graffiti, abordar o ensino panorâmico de Arte Moderna e Contemporânea, a fim de gerar uma cultura visual, artística e filosófica em adolescentes e crianças. Objetivos específicos: Promover oficinas de graffiti com apresentação material onde os alunos terão contato com o graffiti, e a arte contemporânea; Promover exposições de artes plásticas com obras dos alunos periodicamente;
4 – METODOLOGIA: O programa/conteúdo do curso será ministrado mediante atividades recreativas escolhidas a critério da professora (as atividades serão escolhidas de acordo com o potencial da turma e o potencial individual do aluno). Estas podem ser dobraduras de papel, pintura de painéis, colagem, artesanato com material reciclado, teatro, performances, jogos, desenhos, brincadeiras, músicas, poesias, histórias em quadrinhos, etc.
5 – DURAÇÃO: Duração: 48 aulas – carga horária total: 96 horas/aula Duração total do curso: aproximadamente 12 meses
6 – PÚBLICO-ALVO: Crianças: de 9 a 12 anos Adolescentes: de 13 a 18 anos
7 - ESTRATÉGIA DE AÇÃO: a) Duração: O projeto consiste em 1 aula prática por semana(com duas horas de aula), a duração total do curso é de aproximadamente 12 meses: Buscaremos realizar exposições de arte periodicamente de modo que, ao final do programa, o aluno tenha um curriculum de exposições como artista plástico, oque facilitará sua entrada em salões de arte e concursos posteriores.
b) Exibição, circulação, difusão e distribuição cultural: oferecer, facilitar e qualificar a fruição artística pelo público beneficiado.
c) Práticas culturais e sensibilização/educação artística: vivenciar o fazer artístico por meio de
oficinas.
8- PROGRAMA DO CURSO: Histórico do Graffiti -Termos - Principais Estilos – Mercado de trabalho Técnica de Estêncil/Máscara - Figuração Livre Arte urbana - O Graffiti como arte urbana Charge Sticker Art Gravuras Grafitando em outros suportes Customização de Camisas Introdução a arte contemporânea Naturalismo Realismo Impressionismo Simbolismo Decadentismo Art Noveau Arts and Crafts Fauvismo Expressionismo Cubismo Arte Abstrata Construtivismo russo De Stijl Bauhaus Suprematismo Futurismo Dadaísmo Surrealismo Arte Contemporânea e PósModernismo Pop Art Op Art Minimalismo Neo concretismo Arte Conceitual Manifestações Artísticas Contemporâneas (vídeo arte, arte de instalações, performance, poesia digital, etc...).
9 – POR QUE IMPLEMENTAR ESTE PROJETO? Através do contato com jovens, identificamos a necessidade de criar um projeto que pusesse os alunos em contato com as obras de arte dos pintores relevantes aos movimentos artísticos. Não basta apenas ensinar a arte, mas também é preciso que os alunos vejam a arte (na forma de pinturas, esculturas, obras arquitetônicas, arte de instalações, performances, etc.). Buscamos, através do Graffiti, tornar a atividade interessante para crianças e adolescentes, uma vez que este é bem popular entre eles. Há muitas oficinas de graffiti pelo País, mas nenhuma delas visa uma visão panorâmica de artes plásticas. Normalmente buscam a profissionalização do grafiteiro através do aprimoramento das técnicas de graffiti e digitalização de imagens. Em nosso projeto, o graffiti é o veículo para atrair a atenção dos jovens e crianças e para iniciá-los como artistas e pensadores. Conversando com professores, percebemos também o quanto crianças e adolescentes são desestimulados pelos pais, e pela sociedade. Os pais muitas vezes olham a atividade artística como algo inútil, algo onde não se pode profissionalizar, algo que deve ser impedido antes que perca tempo. Na escola é exigido produção, mas sem dar vazão à criatividade. Os pais cobram dos professores que as crianças levem para casa desenhos bem-feitos, bem pintados. Consequentemente, quem faz as tarefas artísticas são as professoras do primário, que, pela pressão dos pais se rendem e impedem o desenvolvimento cultural e criativo da criança. No caso dos adolescentes, continua o processo de repressão à criatividade. O medo da violência e a possibilidade de haver traficantes disfarçados gera medo, assim, algumas escolas por precaução, cortaram a hora de recreio, porque não querem mais o aluno circulando pelo pátio. Com tantas matérias se sucedendo no dia a dia, eles não podem sequer sair da sala para respirar entre uma aula e outra, porque antes que um professor acabe de dar aula, o outro já está na porta da sala. Assim, o ensino se torna mecânico e estafante para quem já está tão entupido de matéria que mal consegue absorver mais conteúdo. Nossa intenção é educar o aluno através da matéria e não apenas “cumprir o programa”. “Philosoffiti” deseja ir além: o projeto trabalha o caráter do aluno através da reflexão artística. O Projeto tem a função de ser a chance para adolescentes e crianças poderem respirar e olhar em volta e ver o que está acontecendo, a chance de descobrirem o mundo à sua volta e também a si mesmos. Descobrirem seus talentos e serem fortemente incentivados a criar, a produzir e a se definirem a si mesmos como profissionais da arte.
a) Qual a importância deste projeto para a comunidade? Há uma baixa incidência de práticas culturais dentro das comunidades, ainda que tanto em Niterói como em São Gonçalo haja muita atividade cultural patrocinada pelo Estado e pelos Municípios. Acontece que é preciso levar a arte até o povo, pois este não vai à museus ou peças de teatro a menos que alguém os leve pela mão. E quando vão sozinhos, param no meio do caminho porque alguém os convida para beber ou para ir ao baile funk. Assim vemos a massa da população dentro dos bailes, ou em botequins, que abrem uns dos lados dos outros e continuam lotados de segunda a segunda porque há público para isso. Com o projeto, pretendemos contagiar os alunos pela arte de modo que conheçam um mundo novo onde não são apenas expectadores, mas transformadores da realidade. O projeto atuando dentro das comunidades influencia os alunos e também os pais, que são convidados a observar o trabalho realizado e, em ocasiões festivas, a participar, também, embora não como alunos, mas como convidados especiais, porque o projeto visa o bem da família, e não apenas do aluno. Economicamente esperamos resultados, uma vez que nossa intenção é profissionalizar os alunos, também. Incentivaremos a produção artesanal e também incentivaremos a participação em salões de arte que ocorrem em todo o território nacional, muitos deles oferecendo prêmios em dinheiro ou bolsas de estudo. Socialmente, esperamos mudar a realidade destas crianças e jovens. Uma vez que o aluno pode extravasar seu potencial criativo, e canalizar sua energia, esperamos ainda um aumento sensível no rendimento escolar.
PHILOSOFFITI NA AFBA
ASSOCIAÇÃO FLUMINENSE DE BELAS ARTES
Este é o 1o. Festival de Graffiti em São Gonçalo. Eu vou estar lá.

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